sexta-feira, 25 de maio de 2012

Manter longe o veneno

Muita gente não sabe, tem pavor do veneno que colocamos em nossos pratos, mas mesmo assim, não sabe como viver sem ele... Como fazer então?

E aí, como faz?
Leia mais e veja como você pode fazer diferente





Existem muitas alternativas para a plantação com agrotóxicos, fumo, pimenta, cal entre outros costumavam ser usados antigamente para o controle de pragas, pelos seus avós, por exemplo.
Algumas espécies de plantas afastam as pragas de outras, e algumas práticas, como a de evitar a monocultura (plantar num lugar só um tipo de planta, o ano todo) podem melhorar a qualidade do solo (Pode-se alternar as plantações, para não esgotar o solo).
Existem várias formas de se fazer sem o agrotóxico, novas formas vem sendo estudadas, e de forma alguma elas irão te prejudicar financeiramente, nem farão suas plantações serem perdidas.

Quem sabia mesmo plantar eram os mais velhos.
Vou dar aqui algumas dicas para quem tem uma horta pequena em casa, em breve postarei também soluções para os agricultores.

Uma faixa de cal virgem pode ser colocada em torno da horta, então a cal gruda nas pragas e as elimina.
Se você colocar alguns recipientes (Umas tampas de pote de maionese, pratinhos e outras coisas do tipo) com cerveja dentro, algumas pragas vão ser atraídas por eles e vão cair e se afogar no líquido.
Para acabar com as formigas, coloque um pão velho molhado de vinagre no caminho onde elas passam, que elas levam para seus formigueiros.
No formigueiro existe um fungo, as formigas levam a comida para esse fungo, e ele produz uma substância que as formigas utilizam como alimento. O pão com vinagre elimina esse fungo, fazendo com que as formigas morram.

Inseticida à base de cravo de defunto

Ingredientes:
100 g de folhas de cravo de defunto
01 litro de água
Misture as folhas e talos do cravo de defunto em 1 litro de água. Leve ao fogo durante 20 minutos. Deixe de molho por dois dias. Coe e pulverize sobre as plantas atacadas.
Indicações: pulgões, ácaros e lagartas.

Chá de camomila

Controla diversas doenças fúngicas. Para preparar esse chá, pegue um punhado de flores e faça imersão em água fria por dois dias, depois pulverize esse chá sobre as plantas. Ele tem uma boa eficiência, principalmente em mudas de sementeiras.

Existem muitas outras formas de se combater as pragas, pra não ficar um post muito grande e chato, vou dividir e postar mais em breve. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário