quarta-feira, 9 de maio de 2012

Explicação do Título

Olha, você que chegou aqui no blog deve estar bem confuso, deve ter entrado com aquela cara de...

"Mas, o que...!?"

É claro, o blog não tem muita explicação mesmo sobre o conteúdo, e o título é realmente curioso.
Se você deseja entender porque estamos "comendo armas", continue lendo essa postagem.


Bem, quando digo que estamos comendo armas, estou falando sobre agrotóxicos.
Também chamados de "Agro-defensivos" ou de "Remédio das plantas", numa tentativa de esconder a parte "tóxica" do produto, "foram desenvolvidos na Primeira Guerra Mundial e utilizados mais amplamente na Segunda Guerra Mundial como arma química. Com o fim da guerra, o produto desenvolvido passou a ser utilizado como 'defensivo agrícola'."

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/f/fb/Agent_Orange_Cropdusting.jpg/250px-Agent_Orange_Cropdusting.jpg
Agente laranja sendo usado na guerra.
 O primeiro agrotóxico criado foi o DDT, foi usado para matar mosquitos que propagavam a malária, e então usado na agricultura, depois de algum tempo, foi descoberto que ele é "cancerígeno, teratogênico (deforma os embriões e fetos, cria monstros: Teratos = "Monstros", Genesis = "Origem, Criação) e cumulativo no organismo."
O DDT foi amplamente usado, até como inseticida e raticida em domicílios, o termo "dedetizar" ainda utilizado até hoje por alguns, existe por causa do DDT.
Outro exemplo, o "agente laranja" foi utilizado como arma de guerra no Vietnã, e deixou sequelas horríveis, a seguir, a descrição da Wikipédia:

"O Agente laranja é uma mistura de dois herbicidas: o 2,4-D e o 2,4,5-T. Foi bastante fabricado pela multinacional Monsanto e usado como desfolhante pelo exército norte-americano na Guerra do Vietnã. Ambos os constituintes do Agente Laranja tiveram uso na agricultura, principalmente o 2,4-D vendido até hoje em produtos como o Tordon. Por questões de negligência e pressa para utilização, durante a Guerra do Vietnã, foi produzido com inadequada purificação, apresentando teores elevados de um subproduto cancerígeno da síntese do 2,4,5-T: a dioxina tetraclorodibenzodioxina. Este resíduo não é normalmente encontrado nos produtos comerciais que incluem estes dois ingredientes, mas marcou para sempre o nome do Agente Laranja, cujo uso deixou sequelas terríveis na população daquele país e nos próprios soldados norte-americanos."


Enfim, em breve novas postagens, mas, bem, enquanto espera, vai pensando: Quando chamam o agrotóxico de "pesticida" ou então de "praguicida", qual é a "praga/peste" que eles tentavam eliminar com isso antes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário